O GRITO DO MAPINGUARY , O documentário do imaginário urbano florestal, é tido como uma das pérolas do movimento lendologico acreano, esse video tem certas particularidades que o diferencia de outros documetários que tem como foco central os nossos seres mito lendários ( IARA, A GRANDE SERPENTE, O BÔTO, MAPINGUARY, CURUPIRA E ETC.) O que faz com que o documentário seja aceito como uma autentica peça lendologica, é todo o contexto em que se dá a sua produção, e forma como é apresentado o seu contéudo. Que tem a duração de 36 seg.
1 - o grito do ser mapinguary dentro da floresta, nunca foi registrado "oficialmente" nem por curiosos, nem por cientistas.
2 - no documetário esse aspecto é levado em conta, e o grito do mapinguary, é, e não é apresentado ao público espectador, e assim não perde sua caracteristica lendária. E que foi resolvido de uma forma bem simples; o documetário começa no escuro, logo em seguida surgi um ponto de luz, e logo depois surgi dois arcos, um vindo da parte de cima, e outro subindo, eles se encontram no meio da tela formando um circulo branco, que é seguido de uma sequência de OOOOOOOOOOOO... essa sequência simboliza o grito do mapinguary, e cabe cada espectador fazer sua propria tradução extra-sensoria sonora, imaginando como ele é, qual o tom, qual a intensidade e etc. e fecha com essas sequência OOO... consumindo a si mesmo, e então surgi o titulo do video e encerra-se ai. Mas a duração do documentário foi oficialmente apresentada como tendo a duração de 10 minutos. E o motivo deste aumento no tempo duração de exibição do video, tem explicações que até hoje são tidas como fantasiosas, ficticiosas e etc. Mas que deixam margem para especulações, e todo tipo de questionamentos, como por exemplo; a de que esta peça não estava autorizada a ser exibida ao público; e que alguma espécie de dispositivo de segurança acionaram a sequência de imagens fragmentadas do dia da festa, em que o personagem NOSLI NELC, anuncia um ato antroporfágico carnavalesco amazônico, onde o mapinguary come o rei momo, e assumi reinado das festas na floresta. Que fazem parte do acervo da TV Lendária, E encontram-se ai, entre outras mensagens, parte do aúdio das gravações do historico debate de NOSLI NELC no inicio do movimento artistico de retorno da nova era das águas da floresta, que no inicio do século XXI, ficou conhecida como a era dos BÔTOS do RIO BRANCO.
É desse periodo a declaração lendologica de caracteristica camalionista que diz:
]
"A filosofia racionalista fundamenta-se basicamente, na compreensão e apreensão do externo de forma setorizada; compartimentadas; fragmentadas; diferenciadas, seguindo um roteiro de agregações de psico-valores orentativos, numa variante de associações; composições; recomposições;extornos; criações e recriações. E que portanto, revela-se como fragil, e não está capacitado a ser usada como instrumento intelectual administrativo coletivo, devido a esse seu aspecto de insolidez, que o deixa a merce de todo tipo de utilização ideologicas, muitas delas coerente nas origens, mas conflitantes no exercicio de busca de seus ideais, o que possibilita todos a entrarem num estado qualquer de demência metotologica coletiva, aceitavel."
É também deste momento aperiódico, o dialogo abaixo:
" ... E diziam os anciões ao jovem lider:
- Não percebes que esses riscos tão simple e de aparência inofenciva, na superfíce das folhas, teem um atração magnética muito estranha?
- Não percebes, que são só riscos !? que eles não teem poderes ? que é voce quem dá poderes a eles?
- Não percebes a falta de personalidade desse ilusórios intermediários das oratórias ? esses riscos são seres frívolos, sem caráter , ridiculos, ignóbios, estão a serviço de qualquer um. Não existe uma definição de debilidade extrema na qual podemos encaixa-los, eles estão um pouco além de tudo que podemos conceber nesse sentido."
Nenhum comentário:
Postar um comentário