quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O CAMINHO SAGRADO II ( CHEGADA NO PORTAL DO FOGO)

O local conhecido como o portal do fogo, fica na entrada de uma pequena estrada de terra batida, onde estão dois guardiões, uma de cada lado da entrada do caminho, cada um segurando nas mãos uma cuia de coité, contendo água.
No meio da estrada que dar acesso ao caminho sagrado, tem um copo de colher latéx, contendo fogo. Os guardiões do caminho levanta as cuias com águas e pede aos caminhantes, que pegue as cuias de cabaça dos seus cajados e segure-as enfrente ao corpo. O guardião do lado direito saiu da sua posição e caminha até ondes estão os caminhantes, e enche suas pequenas cuias com água, e logo em seguida dá inicio ao ritual da Mãe das águas (o rito do beber água). Que se resume na ingestão de tres goles de água, onde cada gole tem um significado simbolíco que serve para reflexão dos caminhantes:
O primeiro gole, é para lembrar que para o ser humano existir, é preciso que exista água.
O segundo gole, é para lembrar que somos sementes, e precisamos ser aguados diariamente.
O terceiro gole, é para lembrar, que para a vida continuar existindo, é preciso que exista água limpa; água para beber.
Encerrado esse ritual, o guardião volta para o seu lugar, e o segundo guardião vem até onde estão os caminhantes, e levanta sua cuia contendo água, e pede para que todos façam uma corrente de vibrações positivas para energizar a água contida na cuia.( esse ritual é auxiliado por palavras que expoem um espirito de harmonia com a natureza, e agradecimento a mãe das águas pela gestação do liquido precioso.)
Em seguida o segundo guardião escolhe um dos caminhantes e o conduz até onde esta o copo de colher latéx contendo fogo, para realizar o ritual de passagem do portal e entrada no caminho sagrado.

Nenhum comentário: