sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

OURIÇOM - O RITO FESTEIRO TRIBAL

PRIMEIRO ATO

Inicia com o encontro das tribos no centro sagrado da floresta. Onde realizado o ritual de apresentação dos personificadores do rei dos Maracazeiros" o lendário nativo festeiro" de cada tribo.
Os nativos interagem em silêncio, que é interrompido de hora em hora pelos representantes personificadores dos maracazeiros de cada tribo, que expõem mensagens de exaltação ao espírito de confraternização entre as tribos.

(O RITO DO SILÊNCIO TEM COMO OBJETIVO ACENTUAR REFLEXÕES DOS NATIVOS DIANTE DA AUSÊNCIA DA ORALIDADE HUMANA INTERMENDIANDO AS COMUNICAÇÕES INTER-TRIBAIS, AI O NATIVO APRENDE OS PRIMEIROS PASSOS PARA POSICIONAR-SE CRITICAMENTE DIANTE DO OUTRO USANDO COMO PONTO DE REFERENCIA A OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES COMPORTAMENTAIS DO OUTRO).
* ESSE ATO TEM A DURAÇÃO SIMBÓLICA DE UM DIA.

VOZ EM OFF - Eis o silêncio! O disciplinador ausente presente. Exaltemos a ausência do som. Esse mestre que nos faz descobrir a força das palavras. É nos gestos, nos movimentos, nas ações externa do silenciado que o interno ganha vida, o espelho nativo reflete o espírito tribal dos nativos da grande aldeia.

A noite tem inicio com manifestações musicais, feitas oralmente pelos participantes, comandada pelo personificador do rei dos Maracazeiros. Essa manifestação sonora que soa como uma contagem regressiva, que é definida como: OURYÇÁ

*OURYÇÁ – É um pedido para que o ouriço da castanheira apareça, e ao mesmo tempo REFLETE a esperança do nativo de vê o seu pedido sendo atendido pelas castanheiras.

- O,O,Ô,Ô,Ô,Ô,Á,Á,Á,Á!

Cada manifestação encerra com todos vibrando alegremente, batendo palma e pulando, como se estive festejando um acontecimento invisivel aos olhos. Voltando novamente a fazerem silêncio.
O numero de vezes dessas manifestações , corresponde ao número de tribos presentes no ritual.
No final todos saem do centro sagrado para formarem o grande circulo das tribos, onde os nativos posicionam-se de frente para a floresta e as nativas caminham girando entorno deles.

(OS NATIVOS DE FRENTE PARA A FLORESTA SIMBOLIZANDO O ESTADO DE VIGÍLIA das tribos a ESPERA de OUVIR O SOM DO PRIMEIRO FRUTO DA CASTANHEIRA CAIR. AS NATIVAS GIRANDO AO REDOR REPRESENTAM A FLORESTA e o seu CICLO NATURAL REPRODUTOR; A CERTEZA DA FERTILIDADE PARA A VIDA CONTINUAR SEGUINDO).

São entoados cantos de esperança. Os nativos utilizam variações sonoras dos elementos vogais QUE COMPOEM A palavra OURIÇÁ para expressar esse sentimento. Esse ato é definido como OURYÇOÁ

OURYÇOÁ – É um pedido para que o ouriço caia e produza o som característico dentro da floresta.


SEGUNDO ATO

OFF - ( O SOM DO FRUTO DA CASTANHEIRA CAINDO)

Entra em cena o personificador do rei dos maracazeiros "O LENDÁRIO NATIVO FESTEIRO" para dá inicio ao grande ritual festivo do sagrado. Balança o maracá imperial da seguinte forma: Faz um ritmo e os representantes dos maracazeiros de cada tribo repetem o som ritmado produzido por ele. Logo em seguida, todos os integrantes das tribos fazem o mesmo utilizando seus maracás. (Três vezes).

Começa então o ritual do canto das palavras sagradas para despertar o do grande espírito festeiro tribal administrativo individual coletivo, anti-conflitante. São usadas as palavras que demarcam os pontos simbólicos significativos da festa. começando com a frase:


- OURO EM SOM!

Executada pelo rei de maracá, de forma prolongada e encerra com todos movimentando seus maracás e repetindo canto obedecendo a forma como rei entoou. (4 vezes).
Depois o canto é entoado utilizando somente o instrumento vocal sob comando do rei de maracá, todos repetem os seus fraseados musicais improvisados, o ritmo harmônico e a duração das frases.

O canto das palavras demarcatórias do grande rito.
Nesse ritual cada palavras é separada pela frase – OURO EM SOM - Repetida varias vezes pelas tribos, sempre seguindo as variações melódicas do rei.



AS PALAVRAS UTILIZADA :

*ORIÇO

-OURENSOM? (maracazeiro) OURENSOM! (coral)

*OURIÇO

-OURENSOM! (maracazeiro) OURENSOM! (coral)

*OUROIÇO

-OURENSOM! (maracazeiro) OURENSOM! (coral)

*OURIÇOM

-OURENSOM! (maracazeiro) OURENSOM! (coral)

Obs. Aqui a palavra OURENSOM soa como um canto de confirmação de que todos entoaram as palavras demarcatórias em harmonia.
Encerra com todas as palavras sendo cantadas na mesma seqüência ritmada sem intervalos, três vezes.

ORIÇO, OURIÇO, OUROIÇO, OURIÇOM.




TERCEIRO ATO

- Grupos de nativos de cada tribo seguem dançando para o centro do circulo sagrado usando os corpos como instrumentos musicais (PALMAS, BATIDAS DE PÉ NO CHÃO, ASSOBIOS, MONOSSILABOS ANASALADO E ETC). E ficam no centro executando a musical percussiva ritmada.



QUARTO ATO

- As nativas entram no meio onde estão os nativos, produzido sons ritmado com pedaços de madeiras, fazendo os nativos se dispensarem e formarem a grande roda novamente.
As nativas forma uma roda no centro da grande roda. Todas senta-se, e as representantes de cada tribo fazem solos dançantes ao ritmo dos pedaços de madeiras, e saem para se incorpora ao seu grupo de origem dentro da grande roda.

Feita a apresentação das nativas saem do centro da roda, os músicos nativos de cada tribo entram fazendo apresentações coreográficas utilizando como orientação musical os sons que seus companheiros extraem do corpo. Cada um se apresenta no centro da roda e volta a se juntar a sua tribo de origem.




QUINTO ATO

Os músicos (personificadores do rei do maracazeiro de cada tribo) entram e forma um meio circulo no centro sagrado das tribos, representantes de cada tribo fazem suas apresentações musicais cantadas e dançadas em grupo.
As nativas são as primeiras a se apresentarem, em seguida vem os nativos.

• Durante essas apresentações os jovens buscam os melhores lugares, para jogar presentes aos solistas dos grupos. (ADEREÇOS COMO; COLARES, ARRANJOS DEFLORES, BRACELETES, BRINCOS, COCARES E ETC.)

Em quanto dançam os solistas recolhem os presentes e os incluem em seus figurinos. Encerradas as apresentações, os solistas escolhe um dos presentes ofertados e o expõe dançando de forma especial. E aquele que ofertou o presente escolhido pelo solista vai ate o meio circulo e explica os significados simbólicos contidos em sua oferta.



SEXTO ATO


O RITUAL DE EXALTAÇÃO AO BONS SENTIMENTOS E AO ESPÍRITO FESTIVO.

As musicas são executadas com a participação de todos. Durante as musicas são escolhido os representantes de cada tribo, que vão para floresta em busca do simbólico primeiro fruto da castanheira. Encerrando com a saída do último jovem.
Os nativos no centro sagrado, iniciam brincadeiras esportivas com cipós, arcos, flechas e etc. dançam de forma livre e alimentam-se com fartura de mel de abelha e frutas da floresta.

(AS NATIVAS SERVEM ALIMENTOS EM GRANDES BANDEJAS FEITAS DE MADEIRAS E PALHAS TRANÇADAS). ENCERRA A MEIA-NOITE





SÉTIMO ATO

A parti da meia-noite os nativos passam a imitar os sons naturais vindos da floresta. E vai até o amanhecer.



OITAVO ATO

Os nativos mais idosos se juntam aos jovens no centro sagrado para fazerem vigília esperando os jovens que foram colher o simbólico primeiro fruto de castanheira.
Os idosos contam histórias para os mais novos que vai até chegada do primeiro nativo trazendo o simbólico primeiro ouriço. (O que se dá ao nascer do dia).

NONO ATO

o dia amanhece com as tribos cantando e louvando o amanhecer. Esse canto é feito com sons de instrumentos de sopro e percussivos destacando-se os sons dos maracás.

Cada tribo canta versos que vão sendo separados pelo refrão sagrado:

"LOUVAI O BRILHO DO SOL
LOUVAI O AMANHECER
LOUVADO DIA
LOUVAI O ENTARDECER"

É PRESTADA UMA HOMENAGEM AO REI DE MARACÁ.

"COM NOSSAS MÃOS LEVANTADAS
TE LOUVAMOS SENHOR
COM NOSSAS MÃOS LEVANTADAS
RECEBEMOS O FRUTO DO AMOR"

"BENDITO SEJA O NATIVO LENDÁRIO
Iluminado REI DOS MARCAZEIROS
QUE INICIOU ESSE rito LENDÁRIO
Iluminou esse RITO FESTEIRO
DE VÊ O SOL NASCER"

No momento em que jovem chega com o primeiro fruto da castanheira no centro sagrado,
Todos seguem cantando ao seu encontro e o acompanham até o circulo dos pedestais sagrados das tribos, onde ele coloca o simbólico primeiro fruto no pedestal que representa a sua tribo de origem.

* ESSE FRUTO FICA EXPOSTO ATÉ O ÚLTIMO DIA DE FESTIVIDADE.

O jovem fica sentado em frente ao pedestal tribal contemplando o fruto. Os nativos cantam até todos os nativos voltarem de suas missões. Encerra com festejos livres que vão até o por do sol, sempre entoando o refrão sagrado.
As tribos seguem para os lugares que ocupam dentro do espaço sagrado sendo conduzidas pelos seus jovens nativos colhedores.





DÉCIMO ATO

Os percussionistas entram e posicionam-se no centro sagrado. As nativas trazem meias cuias feitas de ouriço de castanha contendo fogo, e colocam no chão formando um grande circulo de fogo.
(AS CUIAS COM FOGO REPRESENTAM O INICIO DO CONSUMO DOS FRUTOS DA CASTANHEIRA).
Os jovens seguem para o grande circulo e posicionam-se no meio da roda de fogo. Iniciam o ritual dançante “OURIÇOAR”, esse ritual tem como ponto principal a execução de pulos cadenciados feitos pelo reis de Maracás que são repetidos por todos, obedecendo intervalos marcado pelos maracazeiros de cada tribo.
(O RITUAL DURA A NOITE TODA E TEM COMO OBJETIVO FAZER O CHÃO TREMER E BALANÇAR AS CASTANHEIRAS PARA AGILIZAR A QUEDA DOS FRUTOS).
E é repetido todas as noites, com variações de movimentos, tendo sempre como característica acentuada os pulos coletivos.


Durante o período de festa a primeira parte dos ritmos dançantes coletivo é feito com sons lentos compassados, e cada dia que passa, vai acelerando, até chegar a um apíce, e a parti dai vai desacelerando até cessar.

(ESSA VARIAÇÃO DE RITMO REPRESENTA O CICLO FERTIL DA CASTANHEIRA, A QUEDA DOS PRIMEIROS OURIÇOS, QUE VAI SE INTENSIFICANDO E DEPOIS VAI DIMINUINDO ATE A QUEDA DOS SIMBÓLICOS ULTIMOS FRUTOS).

Durante o instante mais intenso, são servidas comidas e inguarias derivadas das castanhas, bem como a apresentação instrumentos e peças artesanais confeccionados com material extraído das castanheiras.


DÉCIMO PRIMEIRO ATO

Todos amanhecem em silêncio, seguem para o centro sagrado. Formando o grande circulo das tribos. Em ritmo de palmas voltam a entoam o refrão sagrado de louvor ao sol.

Durante esse canto os anciões representantes de cada tribo vão até os pedestais sagrados e retiram os simbólicos primeiros frutos de sua tribo e fala da importância do fruto para sua tribo e os significados sagrados que os fazem festeja o período de colheita. Entregam o fruto aos membros mais jovens de sua tribo. Os jovens recebem e seguem em direção a floresta para planta-lo num local onde só eles sabem onde fica.
UM por um dos nativos representante de cada tribo vão saindo. QUANDO O Ultimo jovem parti as tribos saem cantando seguindo a direção em que seus jovens seguiram .

A ORDEM DE SAÍDA OBEDECE A MESMA ORDEM DE CHEGADA DOS FRUTOS SIMBOLICOS DE CADA TRIBO.

Um comentário:

RAFAEL disse...

http://rafael-eutenhoumsonho.blogspot.com/