quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

- O SER MAPINGUARI ( COMPLEMENTARES)


* para a maioria dos lendologos, o ser mito-lendário, é o registro fragmentado de compromissos de ações comportamentativa e reações emotivas significantes, que auxiliam na resistência e proteção do seres imaginantes nativos e o meio onde se manifesta com suas culturas.
As narrativas lendárias normalmente não deixam alicerces suficientemente lógico para que possamos localizar o momento em que ela surgiu. Presente, passado e futuro se confundem. É característico trazerem um tom sapiente ancestral, envolto por um “sistema intuitivo” de auto defesa intelectual nativo, que faz dos seres mito-lendários, eternos sobreviventes gloriosos, resistentes a ataques acadêmicos e modismos culturais equivocados.
E’ aparti da tradução, compreensão, extração e divulgação de um certo grau de entendimento que se tem das lendas desses seres mito lendários, que um lendologo se manifesta e identifica outro lendologo.


É através das composições dos lendários em linguagem de alcance compreensivo popular, e “intelectual acadêmico superior”, que os lendologos compõem, desenvolvem e divulgam suas propostas, ensaios, justificativas , auto-supremalizações, auto-doutoramento e etc.
É isso que torna possível o reconhecimento e aceitação de seus argumentos narrativos dentro da cultura e do movimento lendologico.

Na lendologia do contexto florestano acreano, o termo lendologo, é normalmente usado para definir, o ser imaginante que domina uma personificação significativa oficial, de uma das variantes dos seres mito-lendarianos (a grande serpente, mãe d’agua, boto, mapinguari, curupira e etc.) e que aparti daí desenvolve seus estudos e compõem seus argumentos narrativos.


Os lendários (argumentos narrativos compostos) que são aceito como instrumento didático pedagógico dos lendologos, tem como característica marcante, sentenças e ganchos gramaticais narrativos estratégico, que servem para desenvolvimento de defesa existencial do lendário, e dos discursos complementares, que vão arrazoando, desenvolvendo e valorizando o seu conteúdo narrativo. Para utilizações populares.

Nenhum comentário: