quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

- O SER MAPINGUARI (COMPLEMENTO ARGUMENTÁRIO)

“O Ser Mapinguari, tem uma considerável quantidade de narrativas e traduções, no que se refere a sua origem.
Dentro do contexto lendologico, normalmente esses argumentos narrativos são acompanhados de comentários dos lendologos que os compõem, ou de algum outro que tenha entrado em contato com a argumentação composta.
São esses comentários livres, os maiores responsáveis pelas polemizações, aperfeiçoamentos e evolução do que veio a ser aceitavelmente denominado como lendologia.
“Para melhor exemplificação deste complementos, segue abaixo alguns dos comentários que acompanham a narrativa lendária do Ser Mapinguari”.

“ essa argumentação lendária tem um aspecto nativo urbano bastante acentuado”.
Alguns lendologos defendem a tese, de que a narrativa do Ser Mapinguari foi o que deu origem aos relatos sobre a existência de “um paraíso perdido pelos seres humanos”. Período em que os nativos passaram a cobri os corpos com vestimentas confeccionadas com fibras de algodão. “Relatos que são usados como argumentos doutrinários religiosos específicos, de utilidades questionáveis.”
Dentro do contexto lendacreano, esta narrativa também é tida como a fonte de origem de ditos populares e passagens literárias bastante difundidas, entre as nossas comunidades nativas, como por exemplo, na conhecida frase, de tendência moralista popular, que sentencia; “ são cegos guiando cegos”; “olho por olho... “ ; “em terra de cego que tem um olho é o rei.” e etc.

Porem entre os lendologos, existem aqueles que reclamam a ausência na narrativa acima, de por menores que ampliam significativamente a argumentação. e cobram a inclusão na narrativa, dos relatos da introdução do uso de cascas de determinadas arvores, como valor simbólico de troca monetária. Feitas sob o controle e fiscalização dos aventureiros dentro da grande aldeia.

Extraído do lendário “maraca-jah” que faz parte do material que é entregue no caminho.
De autoria do lendologo: Nosli Nelc.

Obs. Toda peça do arquivo lendologico, é acompanhada de fragmentos complementares de sustentação, e em alguns casos de contestação.
dentro do movimento lendologico florestano da era das águas. Principalmente no que se refere ao mapinguarismo, tem uma máxima consensual entre os lendologos que diz: “tudo é questionável”.

Nenhum comentário: