quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O SER MAPINGUARI II (COMPLEMENTAR)


Dentro desse pensar lendologico existem variantes e tendências postulares fundamentais de orientação, pesquisa e desenvolvimento. Entre elas destacam-se:


Variações:
Nativo Florestal

Iaraismo
Botoismo
Mapinguarismo
Curupiarismo
Serpentismo (oral, gestual)


Obs. essas são variações aceitas, como variações intermediarias fundamentais argumentarias, do pensamento nativo lendário autônomo. Mas o numero dessas variações é bastante amplo. Os acima expostos são que oficialmente definem-se como os basilares.


Tendências:
Nativo Urbano

Maracaismo
Camalionismo
Sementismo (ortográfico, simbolico)


Para o recolhecimento e oficialização de um argumento lendologico, os lendologos da extenção lendacreanistas estabeleceram, que as narrativas tenham sempre um tom de contação de historia.
(Essa orientação, tem a função de mecanismo preventivo de defesa da cultura de contação de historia que é tão popular no nosso meio comunitario florestal e urbano).
A narrativa deve conter no mínimo 4 (quatro) aspectos expressivos das variações citadas acima. Sendo uma originadora, e três de sustentação.
essas variações são traduzidas e destacadas em forma fragmentos expositivos complementares, que devem acompanhar a narrativa do lendário composto.

por exemplo; na narrativa “o ser mapinguari” de Nosli Nelc, os fragmentos expositivos complementares de sustentação oficializadora são as seguintes:

Das sustentações:

Iaraismo – na narrativa está clara essa variação, pois o iaraismo, ou uiaraismo, como queiram, esta associada ao ser lendário mãe d’agua. e todo o simbolismo significativo nativo, extraído do seu ser liquido, o elemento conhecido como água.
A agua dentro da lendologia esta ligada a idéia de principiadora; do que dá vida e etc. e a argumentação tem esse aspecto, de principiador, de dar vida a um ser, ao narrar a sua origem, no o do ser mapinguari.

Botoismo – também presente na narrativa, pois o Bôto esta ligado a idéia de transformação do ser, de mutação individual ; de consciência individual ou coletiva de mudança de uma realidade ambiental para outra..

Curupiarismo -( esse ser mito lendário tem como uma de suas características onírica formal, os pés virados para trás) – os pés invertidos do(a) curupira esta presente na narrativa, na ação dos aventureiro que a principio induzem o jovem líder a seguir numa direção indicada por eles; os seus rastros,que está simbolicamente representado na narrativa como riscos na superfície das folhas, indicando um direção a seguir, mas que se revela o oposto.

Serpentismo – normalmente está presente em toda e qualquer narrativa, pois é o simbolo da onda; do vibrante etéreo; das sonoridades, e é atraves destes atributos que entramos em contato com os fatos narrados, ela é a condutora das narrativas. .

Originadora:

Mapinguarismo – esta presente no aspecto do ser nativo reagindo a uma ação externa qualquer, no caso do fragmento lendário “o ser Mapinguari” .
Normalmente traz a defesa de um ponto de vista.
Atitudes que vão, de pacifica.
Reformadoras, a reacionárias radicais.
Dentro da cultura dialética analógica lendária, essa personificação tem como principio a defesa do ser imaginante, seu meio ambiental natural e nativo urbano cultural. No argumento apresentado, transparece a chamada para reflexão, para a questão do aculturamento do nativo étnico e urbano florestano e suas conseqüências meio ambientais, e psico-sociais.


obs. as exposições acima podem sofrerem alterações auxiliares e amplificarem.

Lendologo é o ser que domina a linguagem (simbólica significativa) ancestral dialética analógica lendária nativa; um personificador.

Nenhum comentário: