sexta-feira, 11 de abril de 2008

OURYÇOM IV - O RITO FESTEIRO



O RITO APERÍODICO FESTEIRO FLORESTANO




PRIMEIRO ATO

O RITO FESTEIRO TEM INICIO COM O GRANDE RITUAL DE APRESENTAÇÃO DOS PERSONIFICADORES DO MARACAZEIRO " O LENDÁRIO NATIVO FESTEIRO" . (CADA TRIBO TEM O SEU MARACAZEIRO OFICIAL) NESSES MOMENTOS QUE ANTECEDEM AS ATIVIDADES FESTIVAS, OS NATIVOS PRESENTES INTERAGEM EM SILÊNCIO. ESSE SILÊNCIO É INTERROMPIDO DE TEMPO EM TEMPO PELOS REPRESENTANTES RESPONSÁVEIS PELAS PERSONIFICAÇÕES DOS MARACAZEIROS DE CADA TRIBO PRESENTE.

(ESSE MOMENTO QUE ANTECEDE O RITO, TEM COMO OBJETIVO ACENTUAR REFLEXÕES DOS NATIVOS QUE ESTÃO LIGADAS A AUSÊNCIA DA SONORIDADE HUMANA ORALIZADA INTERMENDIANDO AS COMUNICAÇÕES INTER-TRIBAL COMUNITÁRIAS; VISA FAZER O SER APRENDER A POSICIONAR-SE CRITICAMENTE DIANTE DO OUTRO USANDO COMO PONTO DE REFERENCIA APENAS A OBSERVAÇÃO DE SUAS AÇÕES COMPORTAMENTAIS ).


VOZ EM OFF - ÉS O SILÊNCIO, O DISCIPLINADOR PRESENTE AUSENTE. A FORÇA DA PALAVRA É INCONTESTE, MAS É NOS GESTOS, NOS MOVIMENTOS, NAS AÇÕES DO INTERNO EXTERNADO QUE DAMOS VIDA AOS REFLEXOS DO ESPELHO QUE REFLETE O ESPÍRITOS TRIBAIS AUTÊNTICOS.
(ESSE ATO TEM A DURAÇÃO SIMBÓLICA DE UM DIA).

A PRIMEIRA NOITE SIMBÓLICA FESTIVA TEM INICIO COM AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES MUSICAIS, QUE SÃO FEITAS ORALMENTE POR TODOS PARTICIPANTES. SOAM COMO UMA CONTAGEM REGRESSIVA. ESSE PONTO RITUALISTICO É DEFINIDO COMO: O OURYÇÁ
Obs. (OURYÇÁ - É o mesmo que um pedido para que o ouriço apareça, e ao mesmo tempo a esperança de vê esse pedido sendo atendido pela castanheira.)
- O,O,Ô,Ô,Ô,Ô,Á,Á,Á,Á!
ESSA MANIFESTAÇÃO SONORA ENCERRAM COM TODOS VIBRANDO ALEGREMENTE E PULANDO, E VOLTAM NOVAMENTE A FAZER SILÊNCIO. O NUMERO DE VEZES EM QUE SE DÁ ESSA MANIFESTAÇÃO, CORRESPONDE AO NUMERO DE TRIBOS PRESENTES NO RITUAL. DEPOIS QUE TODOS SE MANIFESTAM, ELES SAEM DO CENTRO DO ESPAÇO SAGRADO E CAMINHAM PARA FORMA O GRANDE CIRCULO, ONDE TODOS SE POSICIONAM VIRADO DE FRENTE PARA A FLORESTA, E FICAM EM ESTADO DE VIGÍLIA ESPERANDO OUVIR O SOM DO PRIMEIRO FRUTO DA CASTANHEIRA CAINDO NA FLORESTA.
E REINICIAM REPETINDO NOVAMENTE O CANTO CONFRATERNO DE ESPERANÇA QUE DEU INICIO A ESSE ATO, AGORA COM VARIAÇÕES DE TONALIDADES E RITMOS.
É O OURYÇOÁ

(O OURYÇOÁ - significa o mesmo que um pedido para que o ouriço caia e produza o som caracteristico dele dentro da floresta.)


SEGUNDO ATO

AO OUVIR O SOM DO PRIMEIRO FRUTO CAINDO NO SOLO, ENTRA EM CENA O PERSONIFICADOR DO REI DOS MARACAZEIROS "O LENDÁRIO NATIVO FESTEIRO", DANDO INICIO AOS RITUAIS FESTIVOS, COM O BALANÇO DO MARACÁ IMPERIAL. QUE É EXECUTADO DA SEGUINTE FORMA; O PERSONIFICADOR FAZ UM RITMO E JUNTOS TODOS OS REPRESENTANTES DOS MARACAZEIROS DA CADA TRIBO REPETEM O SOM RITMADO QUE ELE PRODUZ.
EM SEGUIDA TODOS OS COMPONENTES DAS TRIBOS FAZEM O MESMO REPETINDO O MESMO RITMO UTILIZANDO SEUS MARACÁS. ESSE ATO E REPETIDO TRÊS VEZES.
QUANDO ENTÃO O PERSONIFICADOR DO REI DOS MARACAZEIROS DA INICIO O RITUAL DO CANTO DAS PALAVRAS SAGRADAS DO DESPERTA PARA O GRANDE ESPÍRITO TRIBAL ADMINISTRATIVO INDIVIDUAL COLETIVO QUE RESUME A FESTA E SEUS ATOS.
COMEÇANDO COM A FRASE:
- OURO EM SOM!
QUE É EXECUTADA DE FORMA PROLONGADA E ENCERRA COM TODOS MOVIMENTANDO SEUS MARACÁS, E LOGO EM SEGUIDA É REPETINDO ESSE CANTO OBDECENDO A FORMA COMO FOI ENTOADA PELO PERSONIFICADOR. A PARTI DAI SÓ O INSTRUMENTO VOCAL É UTILIZADO SOB O COMANDO DO REI DE MARACÁ E TODOS VÃO REPETINDO OS SEUS FRASEADOS MUSICAIS VARIADOS. QUE FICA A CRITÉRIO DO REI A SUA DURAÇÃO.
FECHADO ESSE ATO PASSAM ENTÃO A CANTAR AS PALAVRAS DEMARCATÓRIA DO GRANDE RITO.
CADA PALAVRA É REPETIDA VARIAS VEZES COM VARIAÇÕES MELODICAS ANTES DE MUDAR PARA A PRÓXIMA. AS PALAVRAS SÃO AS SEGUINTES:


- OURENSOM!
- ORIÇO
- OURENSOM!
- OURIÇO
- OURENSOM!
- OUROIÇO
- OURENSOM!
- OURIÇOM
- OURENSOM!
Obs. Aqui a palavra OURENSOM soa como um canto de confirmação de que todos entoaram o canto em harmonia.

ESTE ATO SE ENCERRA COM TODAS PALAVRAS SENDO CANTADAS NA MESMA SEQUÊNCIA RITMADA SEM INTERVALOS, E REPETIDA TRÊS VEZES.

TERCEIRO ATO

- GRUPOS DE NATIVOS DE CADA TRIBO SEGUEM EM MOVIMENTOS DANÇANTES PARA O CENTRO DO CIRCULO SAGRADO E PASSAM A USAR O CORPO COMO INSTRUMENTO MUSICAL (PALMAS, BATIDAS DE PÉ NO CHÃO, ASSOBIOS, MONOSSILABOS ORALIZADOS E ETC.) E FORMAM UMA GRANDE RODA.
QUARTO ATO
- AS NATIVAS ENTRAM NA RODA TRAZENDO PEDAÇOS DE MADEIRAS E VÃO EXTRAÍNDO SONS RITMADOS DELAS. CADA UMA FAZ UM SOLO E SE INCORPORA AO SEU GRUPO DE ORIGEM. EM SEGUIDA OS MÚSICOS DOS GRUPOS MASCULINOS FAZEM APRESENTAÇÕES COREOGRÁFICAS USANDO OS RITMOS DOS SONS EXTRAÍDO DO CORPO, DANDO INICIO AI AOS RITOS DANÇANTES DO GRANDE FESTEIRO. ESSE ATO ENCERRA COM CADA GRUPOS SE APRESENTANDO E SAINDO PARA SE JUNTAR A SUA TRIBO DE ORIGEM.


QUINTO ATO

OS MÚSICO FORMA UM MEIO CIRCULO NO CENTRO SAGRADO, ONDE REPRESENTANTES DE CADA TRIBO VÃO FAZER SUAS APRESENTAÇÕES SOLO MUSICAIS DANÇANTES OU CANTADAS. PRIMEIRO AS NATIVAS, DEPOIS OS NATIVOS.
É DURANTE ESSAS APRESENTAÇÕES OS JOVENS PRESENTES BUSCAM OS MELHORES LUGARES, PARA JOGAR PRESENTES AOS SOLISTAS. (ADEREÇOS COMO; COLARES, ARRANJOS DEFLORES, BRACELETES, BRINCOS, COCARES E ETC.) OS SOLISTAS RECOLHEM ESSES PRESENTES E INCLUEM EM SEUS FIGURINOS.
CADA SOLISTA ESCOLHE UM ADEREÇOS OFERTADO E O EXPOE DANÇANDO, E A PESSOA QUE O OFERTOU VAI ATE O MEIO CIRCULO E EXPÕEM OS SIGNIFICADO SIMBÓLICO DE SUA OFERTA.

SEXTO ATO

É O RITUAL DE EXALTAÇÃO AO BONS SENTIMENTOS E AO ESPÍRITO FESTIVO. AI AS MUSICAS SÃO EXECUTADAS POR TODOS. DURANTE ESSAS MUSICAS OS JOVEM REPRESENTANTES DE CADA TRIBO SEGUEM PARA FLORESTA EM BUSCA DO SIMBÓLICO PRIMEIRO FRUTO DA CASTANHEIRA QUE CAIU. E SEGUEM ATÉ O ÚLTIMO JOVEM PARTI. A PARTI DAI OS NATIVOS INVENTAM BRINCADEIRAS ESPORTIVAS COM CIPÓS, ARCOS, FLECHAS E ETC. DANÇAM E ALIMENTAM-SE COM FARTURA DE MEL E FRUTAS EXTRAÍDAS DA FLORESTA.
(AS NATIVAS FAZER A DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS EM GRANDES BANDEJAS FEITAS DE MADEIRAS E PALHAS TRANÇADAS). ESSA FESTA VAI ATÉ A MEIA-NOITE


SÉTIMO ATO

A PARTI DA MEIA-NOITE TODOS VÃO FAZENDO SILÊNCIO E OUTRO IMITANDO OS SONS NATURAIS VINDOS DA FLORESTA. QUE VAI ATÉ O RAIA DO SOL.


OITAVO ATO

GRUPO DE IDOSO DA TRIBO SE JUNTAM AOS GRUPOS DE NATIVOS E NATIVAS NO CENTRO SAGRADO, EM VIGÍLIA A ESPERA DOS JOVENS QUE FORAM COLHER O SIMBÓLICO PRIMEIRO FRUTO DE CASTANHEIRA.
NESSA VIRGILIA OS IDOSOS CONTAM HISTÓRIAS PARA OS MAIS NOVOS, ATÉ SURGI DO JOVEM TRAZENDO O SIMBÓLICO PRIMEIRO OURIÇO, AS NOVE HORAS DO DIA.


NONO ATO

TEM INICIO O RITUAL CANTANTE DE CONVOCAÇÃO DAS TRIBOS PARA LOUVAR O AMANHECER. ESSE CANTO É FEITO COM SONS DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSIVOS ONDE SE DESTACAM NOVAMENTE OS SONS DOS MARACÁS.
OS VERSOS CANTADOS PELOS REPRESENTANTES DE CADA TRIBO SÃO SEPARADAS PELO REFRÃO SAGRADO:

"LOUVAI O BRILHO DO SOL
LOUVAI O AMANHECER
LOUVADO DIA
LOUVAI O ENTARDECER"

ESSE PONTO TEM COMO PARTE OBRIGATÓRIA UMA HOMENAGEM AO REI DE MARACÁ, QUE É FEITA NO MOMENTO DA CHEGADA O PRIMEIRO JOVEM TRAZENDO O PRIMEIRO FRUTO DA CASTANHEIRA:

"COM NOSSAS MÃOS LEVANTADAS
TE LOUVAMOS SENHOR
COM NOSSAS MÃOS LEVANTADAS
RECEBEMOS O FRUTO DO AMOR"
"BENDITO SEJA O NATIVO LENDÁRIO
CONSAGRADO REI DOS MARCAZEIROS
QUE INICIOU ESSE CANTO LENDÁRIO
INICIANDO ESSE RITO FESTEIRO
DE VÊ O SOL NASCER"


TODOS VÃO AO ENCONTRO DO JOVEM E O ACOMPANHAM ATÉ O CIRCULO DOS PEDESTAIS SAGRADOS DAS TRIBOS, ONDE ELES COLOCAM O SIMBÓLICO PRIMEIRO FRUTO NO PEDESTAL QUE REPRESENTA A SUA TRIBO DE ORIGEM.
(ESSE FRUTO FICA EXPOSTO ATÉ O ÚLTIMO DIA DAS FESTIVIDADE RITUALISTICAS.)
O JOVEM FICA SENTADO DE FRENTE PARA O PEDESTAL TRIBAL CONTEMPLANDO O FRUTO. ESSE RITUAL DE RECEPÇÃO SÓ DURA ATÉ TODOS OS JOVENS ESTIVEREM VOLTADO DE SUAS MISSÕES E SE ENCERRA AO POR DO SOL COM TODOS CANTANDO O REFRÃO SAGRADO. AS TRIBOS SEGUEM PARA OS LUGARES QUE ELAS OCUPAM DENTRO DO ESPAÇO SAGRADO, ARREBANHADOS PELOS JOVENS COLHETORES DOS FRUTOS.

DÉCIMO ATO

ENTRAM EM CENA OS PERCUSSIONISTAS. AS NATIVAS TRAZEM MEIAS CUIAS FEITAS DE OURIÇO DE CASTANHA CONTENDO FOGO, E COLOCAM NO CHÃO FORMANDO UM GRANDE CIRCULO DE FOGO.(AS CUIAS COM FOGO REPRESENTAM O INICIO DO CONSUMO DOS FRUTOS DAS CASTANHEIRAS.)OS JOVENS SEGUEM PARA O GRANDE CIRCULO, E DÃO INICIO AO RITUAL DANÇANTE DO OURIÇOAR,QUE TEM COMO PONTOS PRINCIPAIS EXECUÇÃO DE PULOS QUE SÃO REPETIDOS POR TODOS, OBEDECENDO INTERVALOS QUE SÃO CONDUZIDOS PELOS MARACAZEIROS DE CADA TRIBO. ESSE RITUAL DURA A NOITE TODA E TEM COMO OBJETIVO FAZER O CHÃO TREMER E BALANÇAR AS CASTANHEIRAS PARA AGILIZAR A QUEDA DOS FRUTOS. E A APRTI DAI É REPETIDO AS TODAS AS NOITES, COM VARIAÇÕES DE MOVIMENTOS, TENDO SEMPRE COMO CARACTERÍSTICA ACENTUADA OS PULOS COLETIVOS.
A PRIMEIRA PARTE DESSES RITOS DANÇANTE COLETIVO É FEITO COM SONS LENTOS COMPASSADOS, E CADA DIA QUE PASSA ELE VAI ACELERADOS ATÉ CHEGAR A UM APÍCE, E A PARTI DAI VAI DESACELERANDO, ATÉ CESSAR.
Obs. ESSA VARIAÇÃO DE RITMO REPRESENTA O CICLO FERTIL DA CASTANHEIRA, A QUEDA DOS PRIMEIROS OURIÇOS, QUE VAI SE INTENSIFICANDO E DEPOIS VAI DIMINUINDO ATE CHEGAR A QUEDA DOS SIMBÓLICOS ULTIMOS FRUTOS.
DURANTE ESSE RITOS DANÇANTES SÃO SERVIDAS COMIDAS E INGUARIAS DERIVADAS DAS CASTANHAS, BEM COMO A APRESENTAÇÃO INTRUMENTOS E PEÇAS ARTESANAIS CONFECCIONADOS COM MATERIA PRIMA EXTRAIDAS DAS CASTANHEIRAS, DE OUTRAS ESPÉCIE DA FLORESTA.


DÉCIMO PRIMEIRO ATO

NO ÚLTIMO DIA DE COLHEITA TODOS AMANHECEM EM SILENCIO, SEGUEM PARA O CENTRO SAGRADO. AS TRIBOS SE SENTAM FORMANDO O GRANDE CIRCULO DAS TRIBOS. EM RITMO DE PALMAS TODOS ENTOAM O REFRÃO SAGRADO. UM ANCIÃO DE CADA TRIBO VAI ATÉ O PEDESTAL SAGRADO E RETIRA O FRUTO, E FALA DA IMPORTÂNCIA DO FRUTO E SEUS SIGNIFICADOS SAGRADOS PARA AS TRIBOS QUE POVOAM A FLORESTA, E O ENTREGA A UM MEMBRO MAIS JOVEM DE SUA TRIBO, O JOVEM RECEBE O FRUTO E SEGUE EM DIREÇÃO A FLORESTA PARA PLANTA-LO NUM LOCAL ONDE SÓ ELE SABE ONDE FICA.
E ASSIM, UM POR UM VÃO FAZENDO O MESMO RITUAL. E SUAS TRIBOS SEGUEM CANTANDO NA DIREÇÃO EM QUE O JOVEM SEGUIU. ESSA SAÍDA OBEDECE A MESMA ORDEM DE CHEGADA.

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