quarta-feira, 9 de abril de 2008

OURYÇOM II

A LINGUAGEM UNIVÉRSICA ANCESTRAL IMEMORIAL DO OURIÇO cont.


Não tem como situar essa linguagem em um determinado tempo, como costumanos fazer no périodo racionalista conhecido como inicio do terceiro milênio, vejamos uma das abordagens
decodificativas do todo do OURIÇO da castanheira onde se revela o seu aspecto livresco preconcebido imemorial onde fica claro a existência interativa espiritual que transcende aos alcances do racionalismo:
"1 - O OURIÇO na sua parte externa esférica tem uma camada lisa, que estruturamos assim para representa o uníssom no seu aspecto esférico primordial harmonico perfeito.
2 - Abaixo desta camada está estruturada outra com pequenas trilhas cavadas. Está camada representa uníssom esférico se transmutando; começando a vibra. Essa é a parte mais densa do fruto; o ponto transitório para o acesso a outra fase.
3 - O interior ôco que vem depois desta camada, temos ai as mesmas vibrações ganhando a
forma de particulas universicas representadas pelas castanhas; que podem serem associadas a represetação dos planetas; dos átomos etc. Preenchendo o suposto vazio celeste que esta ai representado pelo espaço ocupado pelas castanhas.
4 - As amêndoas de castanhas são ai a luminosidade dos astros, as estrelas da nossa galáxia condensadas num formato inverso, ou seja, o rio de leite; a via láctea, manifesto ao contrário que o que nos alimenta, o que torna a vida possivel.
É no período de colheita deste fruto, que nasce o evento RITUALISTICO FESTIVO, o festeiro orientativo do nativo consciente sócio artístico-cultural tribal. Conhecido como o GLORIOSO OURIÇOM SAGRADO, todo fundamentado, no agrego de significados que o nativo contemplativo vai adicionando a esse fruto que estão presente na sua gênese imemorial naturalmente sábia pré-estruturada.
Nessas abordagens decodificativas intelectuais pedagógicas, usadas pelos nativos florestais urbanizados, encontramos uma, que mais tarde passou a ser usada para justificar e formalizar o nome de um estilo musical caracteristico, feito pelos compositores desse contexto florestano diferenciado. Que foi batizado como OURYÇOM:

“Ao desprender-se do galho, o fruto da castanheira produz som característico, que se dá, no instante em que o fruto toca o solo. Esse som diferenciado natural, passou a ser associado ao aviso de chegada de algo valoroso. Ouvi-lo, é ouvi o som das gotas esféricas vegetais trazendo os pingos de chuva de ouro branco em forma de amêndoas; um som raro; genuino, que vale tanto quanto o ouro, é ouro em som; é o som que dá a certeza que a vida continua recebendo os suprimentos necessários para continuar seguindo; palpitando; vibrando dentro das aldeias."
É daí que vem a variação fonêmica, que surgi a principio na sua forma oral, depois na sua representação grafo-alfabética. Ou seja, na fusão das palavras, OURO E SOM OU OURO EM SOM, que deu origem ao fonema OURENSON , que tem uma riquíssima variação de simbólismo e significados, E entre eles podemos destacar as seguintes variações:
OURENSON
OUROISSOM
OURISSOM
ORIÇO
ORYÇO
ORISSO
ORYSSO
OURIÇO
OURYÇO
OUROIÇO
OUROYÇO
OURIÇOM
OURISSOM
OURYSSOM
A palavra OURYSSOM escrita com "Y" e dois "SS" é a que define o nome aos sons musicais FESTIVOS TRIBAIS caracteristicos, produzidos pelos nativos da floresta, tanto urbanos como os rurais, é uma forma de identificar e valorizar a forma tipica do nativo fazer musica, algo que existe noutro lugar, algo cracteristico, genuinamente seu. Portanto a palavra ouryssom com dois "SS" passou a significar um som feito pelo nativo, um som com caracteristicas próprias, diferenciadas; unica, especifica de um lugar. Que só pode acontecer dentro da floresta e em nem outro lugar. E esse som nativo, conhecido como OURISSOM as pouco evoluiu e foi sendo enriquecido com a catalogação de outros som tipico das florestas, que a parti dai foram sendo decodificados em intensidade, tonalidades e ritmos harmônicos e adicionado a ele, passando a ser reproduzido pelos nativos atraves de por instrumentos músicais construidos com materia prima extraida da floresta.
"Pergunta:Onde podemos ouvir o som natural produzido pela frutificação das castanheiras?"
Resposta: Dentro da floresta, é claro."
Foi usando esse tipo de abordagem questionativa que os nativos fundamentaram as justificativas que levaram a batizar a música feita por eles, como OURYSSOM.
“...O SOM DO FRUTO CAINDO NO PERIODO DA COLHEITA, SOA COMO UM AVISO AO NATIVO, QUE MAIS UMA VEZ O PRECIOSO FRUTO DA CASTANHEIRA, ESTÁ CHEGANDO COM OS PINGOS DE ENERGIA DO RIO BRANCO ILUMINADO, PARA ALIMENTA-LOS. O SOAR DO FRUTO BATENDO NO SOLO, É O AVISO QUE OS SURPRIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SOBREVIVENCIA DOS NATIVOS ESTÃO CHEGANDO. É UM SOM PRECIOSO, QUE VALE OURO. É OURO EM SOM, OU OURENSO."
O termo OURENSON também tem variações como por exemplo:
ORENSO
ORENSOM
OURENÇOM
OURENSOM
É nesse aperíodico instante que os significados desses termos, ultrapassaram os limites florestais amazônico, e vão se incorpora a outras culturas, entre elas, destacamos a cultura grega, onde o termo OREN, passa a significar algo como OLHAR. E a parti desse termo eles fundamentam termos básicos que passam a ser utilizado pelo seu povo, como por exemplo o termo GREGOREN e posteriormente variações como GREGORION.
"O GREGOREN pode ser traduzido como, O OLHAR GREGO OU O GREGO OLHAR , QUE É UM OLHAR, QUE É MAIS QUE UM SIMPLES OLHAR , É ESTADO DE ESPIRITO ADMINISTRATIVO SOCIAL LATENTE, UM OLHAR GOVERNADOR COMUNITÁRIO, UM OLHAR DIRIGENTE COMPORTAMENTAL INDIVIDUAL E COLETIVO, DOUTRINÁRIO CULTURAL. UM CONSENSO INTELECTUAL PELO QUAL OS INDIVIDUOS ORIENTAM-SE. UM OLHAR INQUESTIONAVEL NA SUA ESSÊNCIA SIGNIFICATIVA, MAS LAPIDÁVEL; E SEU APERFEIÇOAMENTO SE DÁ TAMBÉM NA FORMA DE RITUAL ARTISTICO COLETIVO, ASSIM COMO ACONTECE NO SAGRADO OURYÇOM. SE DÁ ATRAVES DE ENCENAÇÕES PÚBLICAS TEATRAIS, QUE É USADAS COMO INSTRUMENTOS INSTRUTORES COMUNITÁRIOS, E QUE POR ISSO TORNOU-SE ALGO SAGRADO PARA OS GREGO. SÃO NESSE EVENTOS QUE ELES PASSAM A CONSTRUIREM E APRIMORAREM SEUS DIALOGOS, SEUS DISCURSO IDEALISTAS DE FORMA COLETIVA, ONDE CADA GRUPO FICA ENCARREGADO POR UMA PERSONIFICAÇÃO E ASSIM ACRESCENTAM; MELHORAM AS FORMAS EXPRESSÕES EXPOSITIVAS DE FIGURAS QUE ELES DÃO O NOME DE SOCRÁTES, PLATÃO, PITÁGORA E ETC. ONDE DEPOIS CADA EQUIPE REPRESENTANTE DESSES GRUPOS VOLTAM A SE REUNIREM NUM GRANDE CONCÍLIO, PARA APROVAREM OU REPROVAREM OS NOVOS ANEXOS ACRESCENTADO AS FALAS DOS PERSONIFICADOS. É DAI QUE VEM TERMOS “ORENTATIVO”, QUE QUER DIZER, O OLHAR QUE TATEA, OLHAR QUE PODE SER TOCADO DE ALGUMA FORMA. QUE É TIDO COMO UM FAROL QUE ORIENTA OS COMPORTAMENTOS DOS SEUS LEAIS EXEMPLIFICADORES; AS FORÇAS DE EXPRESSÕES SOCIAIS, NORMATIVAS, DE LEIS E ETC. ONDE O ENCENATIVO NÃO É UM ENTRETEDIMENTO ARTISCO-SOCIAL ISOLADO E NEM ESTÁ DESVINCULADO DO COTIDIANO E DOS QUESTINAMENTO MAIS PROFUNDO DO SER. SÃO EVENTOS SAGRADOS ORIENTADORES SÓCIO-INTELECTUAL PEDAGÓGICOS DIDÁTICOS. E Á AI QUE ELES COMEÇAM A DISTORCER O ESPIRITO QUE ESTÁ NA ORIGEM DO OURO EM... OU OREN TRIBAL FLORESTANO. POIS O PSICO-INTELECTO SER PASSA A SER O CENTRO; O DECIFRADOR; O SENHOR DE TODAS AS COISAS, E O EXTERNO ORIENTATIVO NATURAL, VAI FINCANDO NA PERIFÉRIA. OU SEJA, O INTUITIVO CONFRATERNO INDIVIDUAL TRIBAL MANIFESTO RITUALISTICO, DÁ LUGAR AS PREOCUPAÇÕES COM A APREENSÃO DO EXTERNO, USANDO PARA ISSO GANHAM VIDA OS MITOS GREGOS DE ONDE JORRAM AS REFLEXÕES QUE VÃO INTRODUZIDAS NESSE COMPREENDER COLETIVO-INDIVIDUAL, E MAIS TARDE CAUSANDO AS DISTORÇÕES DE SUAS UTILIDADES GERANDO O SER EGOCENTRICO-COMUNITÁRIO NARCISÍSTICO, DISTANCIANDO OS INDIVIDUOS DOS PONTOS DE CONTATOS CONFRATERNIZADORES QUE O CONSCIENTIZAR QUE É UM COMPONENTE DE UMA ÚNICA E SUPREMA ALDEIA. E É ESSA POSTURA QUE MAIS TARDE OS LEVOU A ENVEREDAREM NA CRIAÇÃO DE ESTADOS-NAÇÕES, OU SEJA, TRIBOS EM SI-MESMADAS, COM OUTRAS NOÇÕES PSICO-VALORÍCAS ORGANIZACIONAIS ADMINISTRATIVAS QUE GERARAM AS MAZELAS E OS EQUIVOCOS QUE ATRAVESSARAM AS ERAS, E FINALMENTE VOLTAREM A SE DISSOLVERAM NO RETORNO DOS IMBATIVEIS LENDÁRIOS IMEMORIAIS."
O TERMO, OURO EM... SOM - ESTÁ LIGADO A TODA SONORIDADE QUE É RECONHECIDA COMO BENÉFICA INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA. COMO POR EXEMPLO, O SOM DO OURIÇO CAINDO, OU AS VERBALIZAÇÕES QUE ESTEJA EM SINTONIA COM A ELEVAÇÃO E HARMONIZAÇÃO DO SER INDIVIDUAL COMUNITÁRIO.
JÁ O OURO EM... SER - O INDIVIDUO AGINDO DE ACORDO COM OS IDEAIS SÓCIO-INTERATIVOS PSICO-COMPROMISSADOS; O SER EXEMPLAR.

Nenhum comentário: