segunda-feira, 12 de maio de 2008

CURIOSIDADES HISTÓRICAS DA ERA DAS ÁGUAS

Na tradição hindu, uma das manifestações do vishnu é a forma de um peixe.
No antigo Egito, mesopotâmia, bem como também na Fenicia existiam os peixes sagrados.
E por mais curioso que possa parecer, o peixe mamifero marinho conhecido como golfinho um irmão direto do nosso peixe Boto, na grecia antiga era cultuado simbolicamente como um salvador divino; era uma inspiração para o oráculo de delfos.
Tanto a água como o peixe são simbólos milenares, que representam a origem da vida, de purificação, de renascimento, o parto no sentido de dá a luz a uma nova vida. Mergulhar nas águas, assim como na nossa gestação, voltamos a ser imerso no liquido, somos envoltos por um universo liquido com o qual já estamos familiarizados, pois faz parte da nossa fase embrionária. E emergi de um mergulho, simbolicamente representa um segundo nascimento, e nesse caso também uma renovação, um novo projeto de vida, tanto interior como exterior. E quando esse ato é levado pelo estado de espirito cristão, se assemelha ao que pode ser comparado como simbolicamente ser pescado por cristo, um peixe nas redes do pescador de homens.
A frase Grega: "Iesus Christus Theou Uios Soter" tem como sigla a palavra Grega "ICHTUS" que significa, peixe. E assim ela é vista pelos primeiros cristãos, a tradução desta frase quer dizer: "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador".

Nenhum comentário: