sexta-feira, 30 de novembro de 2007

SEM CENSURAS

Antes de falar sobre o documentário do imaginário urbano florestal, "O GRITO DO MAPINGUARY." Quero agradecer mais uma vez, as pessoas que fizeram com que o espetáculo TRIBUTO CAPÚ acontecesse, principalmente os músicos que se dispuseram a participar. que estão ai registrados em foto digital. O repertório do show passou um pouco da idéia do trabalho do grupo, principalmente o que foi feito na década de 80, período em que nossas apresentações eram mais freqüentes, foi bom lembrar algumas composições feitas na época da ditadura militar, entre elas : COMENDO AMERICANO, onde o espírito antropofágico mapinguarista de nossa arte, pode ser percebido na concepção melódica, onde usamos o ritmo do rock'n roll preenchido com uma letra que contesta toda uma equivocada situação politica que viviamos:

A SITUAÇÃO TÁ RUIM, TÁ RUIM
A GENTE TÁ É ENTRANDO PELO CANO
A GENTE TEM É QUE COMER AMERICANO

AMERICANO COM COCA-COLA
ENCHE A BARRIGA ENQUANTO O PAU TORA
E SOBE O PREÇO DA COMIDA TODA HORA

AMERICANO BEM RECHEADO
MEU AMIGO VAI BEM OBRIGADO
ENQUANTO O POVO TÁ DESEPERADO
PASSANDO FOME, FAZENDO GREVE
POIS MONEY, MONEY NÃO HAVE

AMERICANO BEM GENUÍNO
ENCHE A BARRIGA ENQUANTO PAU TÁ TININDO
E O POVÃO VAI SEGURANDO ESSE PEPINO
PASSANDO FOME FAZENDO GREVE
POIS MONEY, MONEY NÃO HAVE

AMERICANO NOW, NOW,NOW.

OBS: na época a gente encerrava está música, com as palavras de ordem panfletária; FMI, FORA DAQUI! E que na década de 90, quando a gente tocava ela, acrescentava o; FHC VÁ SE F...
Quando está musica foi vetada pela censura, ainda tentamos argumentar com os censores, que o Americano ao qual nos referíamos na música, era um sanduíche que na época era bastante popular nos quiosques de nossa cidade. No fundo a estratégia era seguinte: Joga a culpa daquela estado de pouca vergonha política do nosso pais, nos norte americanos, amenizando a incompetência do nosso governo militar, e sacaneando os americanos a gente achava que eles poderiam vir até aqui brigar com os nossos militares (coisas do nosso romantismo juvenil). Claro que essa música não ia passar pela censura. Os americanos estavam por trás de tudo que estava acontecendo no Brasil da época.

Uma outra música que foi terminantemente proibido de ser tocá-la em público foi A REVOLTA DOS URUBUS, a idéia surgiu numa roda de cachaça no terreiro lá de casa, com uma cara chamado Marinho Amâncio da Fonseca ( O pesão) que faleceu na década de 80, beira do Rio Acre, possivelmente suicidou-se depois de ingeri uma garrafa de aguardente a letra que ele iniciou terminou da seguinte forma:

A TERRA BEIJANDO OS DEFUNTOS
UM BEIJO GELADO
UM BEIJO PROFUNDO
ESTÃO SUGANDO O SANGUE
QUE CORRE EM TUAS VEIAS
E NÃO ESPERNEIA
A AINDA EXISTE MISTÉRIOS
NINGUEM SABE PORQUE !
OS URUBUS INVADINDO NECROTÉRIOS
E DEVORANDO ALGUNS DEFUNTOS VELHOS
E AINDA SOBREVOAM O CEMITÉRIO
E NÃO ENCONTRANDO NADA PRA COMER
MATAM PESSOAS E ESPERAM APRODECER
COISA DO DIABO
COISA DO ALÉM
COISA DO INFERNO
COISA IGUAL NÃO TEM
URU, URUBUS, HEY! ,HEY! É.

Nós argumentamos com os censores, que essa música não tinha nada a ver com o extermínio de pessoas (que era prática do policiamento ideológico militar), argumentando que a letra era uma paródia de um filme chamado OS PASSÁROS( THE BIRDS) de ALFRED HITCHCOCK . Eles não engoliram.
outra música censurada na época foi a A POMBA, que é de minha autoria, que foi considerada um atentado a "moral" e os bons "costumes", mas que se comparada com que os militares faziam, não chegava a ser nada.
Você pode conferir no link abaixo.

Nenhum comentário: