sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

COTIDIANAS I (Universitárias festivalescas)

O João José Farias, meu irmão de bairro, pediu-me uma composição musical para apresenta-la no V festival Universitário da canção, eu atendi o pedido, ele escreveu a composição musical, que passou na seleção prévia do festival, e lá fomos nós defende-la na primeira eleiminatória, e o resultado dessa empreitada, para que voces tenham uma idéia, eu vou reproduzir aqui a minha letra, e uma outra que foi apresentada na mesma noite. Vamos vê se voces são capazes de ver o óbvio. ou seja, qual das duas letras foi classificada.

A primeira letra é a seguinte: Última Ceia

extenuado
sob a mesa
teu sexo
é sobremesa

arreganhado
sobre a mesa
o teu gesto
é única certeza

a fúira e a fome
sobram a mesa
restam na toalha
os farelos e a dor!

a segunda letra : TRIBAL

solta esse indio, o colonheiro
o ribeirinho, o seringueiro
vamos assim se senti acre
cantando para mundo inteiro
tirem as mãos desse espaço verde (bis)
que é de nossas tribo matar a fome
saciar a sede

som de aromas e cores
explosões de botões de flores
é mãe natureza a chamar
para alimentar
homens animais

vem chuva de pingos doces
de frutas maduras tropicais
abaixo essas cêrcas
esses quintais

não somos tribalista,
somos tribais
não somos soldados
somos generais

tirem as mãos desse espaço verde (bis)
que é de nossas tribos matar a fome
saciar a sede

é desse canto que eu canto
que eu gosto que eu canto
que é um canto inteiro
que é canto sem partido
é todo canto natural
não é canto dividido

que a gente gosta de cantar
quando estamos reunido

viva a nossa arte
a nossa natural cultura (bis)

das ervas que sara
a saracuras

Antes de voce opinar, qual das duas letras acima foi a classificada, eu quero lembrar que estamos no Acre, e o contexto onde as letras estão inseridas é um festival universitário de música. Preciso dizer mais alguma coisa? acho que não. Elas estão na fonte das cabeças pensantes e formadoras de opinião do nosso estado, seres concientes da nossa condição sócio politíca e cultural, antenadas com o mundo e etc. etc. etc...
releia as duas letras novamente. E diga, qual das duas foi a classificada, é compare a sua opinião, com a opinião do catedrásticos corpo de jurado do referido festival. Porém, antes não esqueça de que estamos no século XXI, e as questões planetárias girando entorno do combate as possiveis causas que estão provocando o aquecimento global; a preservação e recuperação dos nossos manaciais aqüiferos; o combate aos desmatamentos, educação meio ambiental e etc.
Depois disso, acho que não preciso dizer para o mundo, qual das duas letras foi a classificada no desestacado festival.
Resposta, com ajuda dos universitários:
Letra classificada, é evidente, foi a primeira.
OBS :
Tem algumas coisas, que explicam-se por si mesmas, como por exemplo; o lamento de alguns componentes da comissão organizadora, de que este ano, só 33 músicas participaram do evento, enquanto que no ano passado, tinham mais de 100 músicas e letras escritas. Eu Preciso dizer alguma coisa? fica para reflexão.

Nenhum comentário: