quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O CAMALIONISMO

Antes de dar continuidade as narrativas e os argumentários lendológicos, é importante frisar que a extensão urbana florestal definida como camalionismo, sempre foi a variação que mais gerou polêmica dentro do movimento contextual lendológico. Boa parte dos lendologos não aceitam o camalionismo como uma extensão lendologica autêntica, e não é por puro capricho, isso tem uma "razão" de ser. É creditado a eles a responsabilidade de ativarem o movimento lendológico dentro da cultura racinalista, e que exigiu um esforço muito grande para reunir os lendologos necessários para traduzir de forma aceitavel as revelações narrativas argumetárias. O camalionista praticamente forçaram os personificadores das outras extensões nativa lendologica florestanas a manifestarem-se no universo congelante dos simbolismos fonêmicos sonoros do grafogeometrismo das letras alfabeticas e dos algarismos númericos.
Uma das possiveis origens do espirito rebelde irreverente, e muitas vezes irresponsaveis dos camalionistas, é creditado aos jovens que adentraram o movimento no inicio do terceiro milênio. Uma das principais caracteristicas dos camalionista é assumir personalidades lendárias, e manifesta-se como se fossem personificadores de outras extensões, principalmente das extensões nativo florestanas, como; O IARAISMO, BÔTOISMO, MAPINGUARISMO, CURUPIARISMO E SERPENTISMO. Sendo que eles tem uma certa predileção pelo mapinguarismo, isso por razões que aqueles que já estão familiarizado com as caracteristicas desta personificação sabem muito bem porque. Muito embora tenham um lado positivo, as suas ações se resume em ironizar, ridicularizar, se oporem ou opinar sobre questões extra contexto lendológico, e é isso que gerar reações externas ao movimento, que de certa forma desgastam alguns personificadores. E por pura diversão, eles chegam ao ponto de criticarem e até combater o lendologismo, chegando a gerarem polêmicas academicas e intelectuais desnecessárias. E o que os leva a se identificarem com mapinguarismo, com certeza uma delas tem a ver com a máxima mapinguarista que diz : "Tudo é questionavel".
Normalmente os lendologos utilizam a oralidade (a Grande Serpente) como veiculo oficial de suas composições fabulendárias e narrativos argumetários. Outras formas de expressão nesse sentido tem acreditasse que tem origem no camalionismo. E pra fechar essa pequena explanação sobre os nossos adoraveis camalionistas segue abaixo um texto bem tipico destas personificação, pois tende a deixar duvida quanto a sua origem. E quando isso acontece, advinhe quem entra como bode expiatório. Os camalionistas, é claro.
" ...E antes dos prévisiveis ataque histéricos, dos doutores guardiões das nossas leis gramaticais oficiais, queremos dizer que aqui utilizamos a linha do anti-intelectualismo benefíco comunitário, ou seja, se voce entendeu o que o texto quis dizer; se captou e entendeu a mensagem que foi escrita, está perfeito, o resto é resto."

Nenhum comentário: